LOCALIZAÇÃO

A Igreja românica de São Tiago de Antas, está localizada na freguesia do mesmo nome, pertencente ao concelho de Vila Nova de Famalicão Distrito de Braga, na Rua Frei Bartolomeu dos Mártires, em pleno coração do Minho.

Esta vila minhota hoje cidade, é muito antiga, tendo-lhe sido outorgado foral em 1205, por D. Sancho I. Na época da romanização, por aí passava uma via militar, Cale brácara (Porto-Braga), do tempo do Imperador Caracala, existindo fragmentos de marcos e documentação que confirmam tal facto.
A igreja de Antas, como é conhecida, é um dos vários monumentos românicos existentes no concelho de Vila Nova de Famalicão. (Século XIII).

A Nossa História

A Igreja de São Tiago de Antas, construída no século XII é um imóvel de interesse público desde 1958. Foi igreja de um antigo mosteiro da Ordem do Templo e em 1549 estava na posse dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Hoje, é igreja paroquial, e do antigo mosteiro nada parece restar. No seu lugar encontra-se presentemente, instalado um Instituto dos Missionários Combonianos.

A nova igreja que foi inaugurada no dia 25 de Novembro de 2016 pelo Arcebispo Primaz de Braga D. Jorqe Ortiga, foi edificada mesmo ao lado da igreja matriz e tem capacidade para 500 pessoas sentadas, sendo a cripta destinada a catequese e outros fins de apoio aos movimentos e no andar o espaço é destinado ao culto religioso.