As Raízes Antigas da Catequese

A palavra catequese vem da palavra grega katēcheō , que significa simplesmente ensinar ou instruir. Aparecem cerca de oito vezes no Novo Testamento – quatro por Lucas (Lucas 1: 4; Atos 18:25; 21:21, 24) e quatro por Paulo (Romanos 2:18, 1 Coríntios 14:19; Gál. 6: 6, onde ocorre duas vezes) – geralmente para se referir a uma noção mais geral de instrução.
Nos primeiros séculos da igreja, no entanto, assumiu um significado mais específico.
Veio descrever o titipo particular de instrução envolvida na preparação de novos crentes para o Batismo. No terceiro século, você seria um “catecúmeno” entre um e três anos antes de ser batizado e se tornar um membro oficial da igreja. Nesse espaço “liminar” intermediário, você era considerado cristão, em certo sentido (isto é, para pessoas de fora). Mas você ainda não era um membro de pleno direito (para os de dentro).
Durante esse tempo, os catecúmenos bebiam a história das Escrituras e os princípios centrais da crença, espiritualidade e prática cristãs. Também durante esse tempo, os catecúmenos praticavam diferentes disciplinas espirituais como jejum, unções, exorcismos e vida celibatária.
A principal convicção por trás disso tudo é que você não acordou simplesmente e decidiu ser um cristão. Construir crentes fiéis levava tempo. Dava a esses cristãos limítrofes o espaço para deixar um mundo e entrar em um novo.
A catequese tem raízes etimológicas com palavras relacionadas à “audição”, como na palavra eco e acústica (a palavra grega akouō significa “ouvir”). O bispo e catequista Cirilo de Jerusalém, do século IV, joga com este duplo sentido quando escreve a pretensos catecúmenos: “Você foi chamado de catecúmeno, que ouve apenas externamente, ouve a esperança, mas não a conhece, ouve mistérios, mas não entende; ouvindo as Escrituras, mas não conhecendo sua profundidade ”.

Fonte: https://lecionario.com/o-que-%C3%A9-catequese-fed9ed0d3f26